Babosa para Hidratação do Cabelo

cabelos-mais-fortes-brilhantes

A Babosa e suas Propriedades

A babosa é excelente para hidratar qualquer tipo de cabelo. Esse ativo hidratante já é bastante conhecido desde a época dos nossos antepassados que já faziam uso dessa planta gelatinosa. Segundo relatos, as rainhas Nefertite e Cleópatra usavam a babosa para obter efeitos positivos como fitoterápico e cosmético. A babosa está presente em vários produtos para a hidratação caseira para a pele e do cabelo e contém mais de 200  componentes, dentre os quais: cálcio, magnésio, sódio, potássio, selênio e zinco; as vitaminas, A, B1, B2, B3, B5, B6 e C;  mono e polissacarídeos incluindo ACEMANANA que é imunoestimulante. Dentre os muitos efeitos positivos da Babosa, podemos citar: hidratante, adstringente, emuliente, antiinflatório, analgésico e protetor da pele contra os raios UV do sol, imunoestimulante, retardador do envelhecimento da pele, excelente cicatrizante em cortes, ferimentos e queimaduras em geral, etc… Neste artigo eu vou explicar como fazer a hidratação caseira passo a passo.

Instruções importantes na Hidratação do cabelo com a Babosa

O passo a passo que eu vou explicar aqui é a forma que eu mais gosto de aplicar nos cabelos e que acredito que dê resultados mais positivos. só que tem um porém: em toda hidratação e umectação, o resultado fica melhor se você deixar o cabelo secar naturalmente, não lavar com água muito quente, de preferência morna. Digo isto porque não adianta você fazer uma super hidratação e depois ressecar o cabelo com o secador ou a água muito quente. Dessa forma, você vai estar perdendo todo o efeito positivo da hidratação que teria se deixasse o cabelo secar naturalmente.

Se você mora em uma cidade fria ou muito úmida, poderá secar o cabelo na proporção de 50% com secador e o restante 50% deixar secar naturalmente. Assim ele não fica muito encharcado e não demora muito para secar. Procure fazer a hidratação durante o dia ou no final de semana para que o cabelo tenha tempo de secar naturalmente. Você vai perceber que o cabelo vai ficar com mais brilho e maciez.

Loiras devem Evitar a Hidratação com Babosa


Qualquer produto que tenha cor amarela e verde devem ser evitados pelas loiras. A babosa tem uma cor verde bem forte e por isso vai manchar o cabelo de quem é ou está loira, deixando-o muito amarelado ou, no caso da babosa, esverdeado. Essa hidratação é mais indicada para morena, pessoas com cabelo crespo, seco ou oleoso, adultos e crianças. Deve-se tomar cuidado para retirar as espinhas que ficam na lateral da folha babosa porque podem dar alergia. Na hora de fazer a hidratação procure usar uma roupa velha porque a babosa mancha a roupa. Então, vamos ao passo a passo?

Hidratação do Cabelo com Babosa  Passo a Passobonita-jovem-sem-injecoes
  1. Para um cabelo comprido você vai precisar de 2 ou 3 folhas de babosa no máximo. Comece lavando as folhas e, em seguida, corte com uma faca as espinhas que estão na lateral da folha para não causarem alergia. Retire a casca de cima e raspe a polpa com uma colher e coloque em um potinho. Outra opção é bater no liquidificador com 100ml de água para usar a polpa com borrifador. Existem pessoas que gostam de congelar a polpa para usar no futuro mas, por ser uma planta natural, a babosa não pode ser guardada para uso posterior, portanto, aplique imediatamente nos cabelos. Com a polpa dentro do pote, dê uma espremida com a mão ou com o garfo para dissolver os gomos.
  2. Penteie o cabelo para facilitar a aplicação e divida. Inicie a aplicação na parte da nuca e com um pincel comece a aplicar a babosa mecha por mecha em toda a extensão do cabelo (da raiz às pontas), pois a babosa não é oleosa e, além de hidratar, fortalece a raiz do cabelo. Você também pode usar o borrifador conforme mencionado anteriormente. Esse processo de aplicação é muito simples e rápido.
  3. Após o término da aplicação, prenda o cabelo e espere a babosa agir por um período de 10 a 15 minutos para a completa absorção dos fios. Após esse período, pegue uma máscara de sua preferência e aplique com as mãos da metade do cabelo para baixo. Não precisa ser mecha por mecha, pode ser por cima do cabelo como se fosse passar um condicionador. Isso pode ser feito antes junto com a polpa da babosa, porém, o resultado fica melhor se você usar a babosa pura primeiro e depois a máscara. Prenda o cabelo e deixe agir por mais 20 minutos.
  4. Enxágue o cabelo somente com água e deixe secar. Se for usar o secador, faça-o em uma temperatura morna e mantenha o bocal longe dos fios. Pronto! A sua hidratação com Babosa está completa e você verá que o seu cabelo ficará super sedoso e no dia seguinte, o cabelo fica ainda mais bonito, com mais brilho e mais sedoso.

Você também pode se interessar por:

Hidratação do Cabelo – Leite de Coco e Limão

Como tratar Cabelos Elásticos Danificados por Química

Hidratar o Cabelo com Óleo de Coco

Bepantol líquido em cabelos crespos